Com base nos excelentes resultados registrados por sua divisão de Prestígio, a Coty começou a adaptar sua oferta às mudanças estruturais do mercado, em particular no segmento de perfumes, considerando a preferência de um número cada vez maior de consumidores que optam por produtos de altíssimo padrão e com maior durabilidade.
"Nesse cenário, nosso objetivo é continuar a desenvolver a categoria de fragrâncias e reforçar o posicionamento premium de nossa oferta, graças às prestigiosas marcas do Grupo e a seus produtos de maior destaque, como Burberry Hero / Her, Gucci Flora Gorgeous Jasmine / Gorgeous Gardenia, Boss Bottled Parfum e Chloé Atelier des Fleurs", explicou Sue Y. Nabi, CEO da Coty, por ocasião da apresentação dos últimos resultados da empresa.
Nova linha de perfumes de luxo
Para reforçar esse processo, a Coty anunciou que, em 2024, lançará a linha Infiniment Coty Paris, nova coleção de fragrâncias premium com posicionamento equivalente ao de sua marca Orveda, que oferece produtos de luxo para o cuidado da pele. O projeto foi apresentado como "o mais ambicioso e mais luxuoso até hoje lançado" pela empresa na categoria de perfumes.
A coleção, cujas patentes estão em fase de registro tanto em relação à fórmula como à embalagem (um fato inédito, segundo a Coty), reunirá ao todo 14 fragrâncias, que serão lançadas progressivamente.
"A criação da linha Infiniment Coty Paris marca uma evolução natural na trajetória do Grupo e traduz a fusão entre beleza, ciência e arte", declarou Sue Y. Nabi, dando a entender que muitos outros aspectos serão revelados nos próximos meses.
Atender às exigências de um mercado que prioriza o luxo
Com uma carteira de marcas que inclui nomes como Gucci, Chloé, Burberry e Miu-Miu, a Coty tem todos os recursos necessários para atender à demanda de consumidores dispostos a investir em produtos premium, em especial perfumes e maquiagem.
No terceiro trimestre do exercício 2022-2023, o Grupo Coty registrou um aumento de 9% em seu faturamento, apesar de ter se retirado do mercado russo. Nesse período, a divisão Prestígio cresceu 10%, gerando um lucro operacional de 102,4 milhões de dólares, em comparação com 83,8 milhões de dólares no ano anterior. Atualmente, essa divisão responde por 62% das operações da empresa.
Aproveitando a margem de manobra gerada pelos bons resultados das vendas e pelas economias realizadas, o Grupo pretende financiar o desenvolvimento do outro segmento que sustenta sua estratégia: a categoria skincare. Como no caso dos perfumes, o objetivo é consolidar um posicionamento premium.
"Embora ainda estejamos engatinhando na criação de uma divisão de marcas de cuidados da pele, estou muito animada com os primeiros sinais positivos que temos observado, seja no buzz gerado pelas redes sociais e nos comentários sobre a coleção Ligne Princière da Lancaster, seja na gradual evolução do posicionamento comercial dessa marca, que hoje exibe uma nova imagem e acaba de ganhar um sérum para completar sua linha de produtos", explicou Sue Y. Nabi.
O lançamento do novo sérum OmniPotent Concentrate da Orveda reflete o mesmo empenho em atender às exigências do segmento mais prestigioso do mercado.
No início de maio, a empresa, listada na bolsa de Nova York, anunciou que vem estudando a possibilidade de ser cotada também na bolsa de Paris, a fim de consolidar sua presença na Europa e atrair novos investidores.