Brune Poirson, secretária de Estado junto ao Ministro de Estado francês e Ministra da Transição Ecológica e Solidária, anunciou no dia 1° de agosto o lançamento do programa "Missão Oceanos", que entre outros pretende realizar "um inventário das diversas substâncias químicas particularmente tóxicas para os ecossistemas marinhos e recifes de coral, presentes em produtos de consumo como cosméticos, protetores solares e sabão para roupa".
A Agência Nacional de Segurança Sanitária de Alimentos, do Meio Ambiente e do Trabalho (ANSES) recebeu a incumbência de identificar as substâncias que oferecem maiores riscos e "propor medidas regulatórias adequadas".
Les coraux représentent 1% de la surface des océans mais abritent 25% des espèces marines. Cette richesse de biodiversité, nous devons la protéger.
Avec son 2e espace maritime au monde, la 🇫🇷 a une vraie responsabilité. Seuls 3 pays dans le monde ont plus de récifs que nous. pic.twitter.com/rDumwyhlOX— Brune Poirson (@brunepoirson) 1 août 2018
"A França tem uma responsabilidade incontestável em relação aos oceanos e aos recifes de coral. Onze dos treze territórios de ultramar da França abrigam recifes de coral. Por isso, desejamos agir de forma metódica, para que possamos tomar as medidas necessárias em relação a determinadas substâncias químicas, caso seja comprovado que elas têm um impacto negativo sobre o ecossistema marinho", ressalta a secretária de Estado.
Embora representem apenas 1% da superfície dos oceanos, os recifes de coral abrigam 25% de todas as espécies marinhas. Um quilômetro quadrado de recife de coral contém mais espécies que todo o litoral da Europa.