O medo de danificar os cabelos faz muita gente desistir de colorir e, especialmente, descolorir os fios. De acordo com a L’Oréal Professionnel, a quebra dos cabelos e a diferença na cor em relação à esperada são duas das principais queixas durante e após esses dois procedimentos e isso acontece devido ao acúmulo excessivo de metais na fibra capilar.
“Depois de sete anos de estudo dos laboratórios L’Oréal Professionnel, em Paris, em parceria com a Universidade de Ioannina, da Grécia, que é referência em análises técnicas, se chegou à conclusão de que o metal presente no interior da fibra pode interferir em todos os processos oxidativos e levar à quebra e a resultados de cor indesejáveis”, diz Nivea Ferreira, gerente de conteúdo educacional da marca líder em tratamento capilar.
Buscando uma solução para ambos os problemas, a L’Oréal Professionnel lançou Metal Detox. Com nove patentes, 102 testes instrumentais e mais de mil experiências práticas, a linha tem como principal ativo a molécula glicoamina. “Trata-se de um agente quelante, pequeno o suficiente para penetrar na fibra capilar e neutralizar o metal presente no interior dos fios”, afirma Ferreira.
Ela explica que o nível de metal nos fios depende da qualidade da água de onde vivemos. Ao lavar o cabelo em casa ou no salão, mesmo a água mais limpa pode estar sobrecarregada de resíduos, vindos das tubulações e encanamentos por onde o líquido passa. A porosidade dos fios também interfere. A fibra capilar se comporta como uma esponja, quanto mais porosa, mais metais pode acumular.
Desenvolvido para uso em salão para serviços de cor, mechas ou descoloração, o protocolo Metal Detox é composto por três etapas, com um pré-tratamento, que neutraliza o metal contido no interior do cabelo, um xampu de limpeza desintoxicante para remoção dos metais, e finalização com o protetor antidepósito, que evita que novas partículas metálicas voltem para a fibra capilar. De acordo com a L’Oréal Professionnel, o tratamento garante 87% menos risco de quebra dos fios e cor 100% confiável, além de brilho intenso.
Embaixador da marca, o cabelereiro brasileiro Washington Nunnes, especialista em técnicas de descoloração e coloração, participou do processo de criação do Metal Detox junto a profissionais da França e dos Estados Unidos. “Estou impressionado com a performance do tratamento e fiquei surpreso com a rentabilidade. Com pouca quantidade em mãos, foi possível observar uma proteção extrema, trabalhando um alto nível de clareamento”, ele diz.
Além dos produtos de uso profissional, a linha também traz xampu e máscara protetora para o home care. “Como os metais vão sendo depositados nos fios a cada lavagem dos cabelos, essa manutenção em casa é importante para continuar o processo de desintoxicação, protegendo os fios do acúmulo de novas partículas de metais, além de garantir a durabilidade da cor”, explica Ferreira.
Ela informa que a molécula patenteada com exclusividade pela L’Oréal, a glicoamina, deve aparecer em mais produtos da marca. “Temos planos de deixar a linha de Metal Detox ainda mais completa. Entendemos que por ainda ser um território um tanto quanto inexplorado, a estratégia é começar um processo de ‘educação’, dos consumidores e profissionais. Posteriormente, devemos ter um portfólio mais rico, com foco na tecnologia”, finaliza a gerente.