Foi um insight que levou o engenheiro agrônomo José Cláudio Neto a criar a marca de cosméticos Avozon em 2021. Ele trabalhava na maior agroindústria produtora de avocado do Brasil e por lá havia implementado um projeto de geração de ozônio para a higienização dos frutos na linha de beneficiamento.

Um dia, em visita à casa de seu avô, ele encontrou um frasco de óleo ozonizado. “Eu não sabia para que servia, então meu avô explicou que usava para a cicatrização de uma ferida. Foi daí que veio a ideia de unir avocado e ozônio e transformá-los em um único produto com todos os seus benefícios para a pele”, afirma Neto.

Ele contou sua intenção para a, na época, namorada, Ana Carolina Colturato, com quem hoje está casado. Engenheira de produção, ela decidiu se juntar a Neto no projeto de desenvolver o óleo de avocado ozonizado, que teve início com um investimento inicial de apenas R$ 100.

Começamos a estudar o assunto e fomos produzir o primeiro lote. Foi um sucesso! Vendemos um pequeno estoque para familiares e amigos e continuamos a investir para produzir mais, além de buscar por análises para comprovar a qualidade e alcançar um público maior”, diz a sócia-proprietária.

Propriedades hidratantes, cicatrizantes e regeneradoras

Participando de feiras na área médica, a novidade da Avozon ganhou reconhecimento. Neto fala que o óleo de avocado ozonizado segue até hoje como carro-chefe da empresa, instalada em Bauru, região noroeste de São Paulo. “É um produto natural, vegano e inovador, que não existia no mercado. Graças a sua versatilidade e propriedades hidratantes, cicatrizantes e regeneradoras, pode ser usado dos pés à cabeça e agrada todos os públicos”.

Mas, aos poucos, o portfólio da marca vem crescendo. “Após um tempo trabalhando o óleo, percebendo o interesse e a adesão pelo consumidor, entendemos a necessidade da criação de novos produtos com avocado e ozônio. Os primeiros itens desenvolvidos então foram xampu e condicionador de avocado ozonizado em barras. Escolhemos esse formato para diferenciar dos produtos convencionais”, afirma o sócio-proprietário. Os produtos são indicados para todos os tipos de cabelos. O xampu promete fortalecimento e diminuição do frizz. Já o condicionador confere brilho e hidratação aos fios.

Portfólio ampliado com categoria de cuidados íntimos femininos

Depois foram lançados os sabonetes corporal e facial de avocado ozonizado, que anunciam como benefícios a limpeza e hidratação da pele. Neste ano outros produtos devem chegar à linha.Temos alguns lançamentos programados para 2024 e os principais deles são focados na higiene e cuidado íntimo da mulher. Já no mês de maio, apresentaremos a espuma de higiene íntima, estreando neste segmento”, afirma Neto.

Atualmente, o maior canal de vendas dos produtos da Avozon é o e-commerce próprio da marca, além das vendas em atacado para clientes B2B.O plano principal de expansão é trabalhar com distribuidores para atingir todo o Brasil em pontos físicos”, revela o empreendedor.

Neto se diz muito otimista com o futuro da marca. “Nossa empresa segue em evolução e acreditamos que, com os investimentos em novas linhas, vamos manter um ritmo acelerado. Em 2023 tivemos crescimento de 233%, em comparação com o ano anterior. Para 2024, esperamos crescer 140% em relação ao que alcançamos em 2023”, ele finaliza.