Ao longo deste ano tão inusitado, como os clientes reagiram?
Fabienne Germond - Nesse período, mantivemos um diálogo constante com os expositores e com as marcas de luxo que costumam visitar o salão. Naturalmente, todos reafirmavam o forte desejo de se reencontrar e compartilhar as experiências vividas durante esses meses tão diferentes de tudo o que conhecíamos. Conclusão: nada substitui os encontros presenciais. Primeiro, porque os eventos digitais não proporcionam o prazer de ver os produtos de verdade, de tocar nos novos materiais, de mobilizar os sentidos para conhecer novas fórmulas. Em seguida, porque os profissionais precisam se reunir para compartilhar, construir, criar laços e concretizar projetos que estejam à altura das exigências do mercado de luxo.
Lá se vão 18 meses sem um salão, e seremos o primeiro da nova temporada! Paira no ar um desejo irresistível de voltar a Mônaco para descobrir produtos inovadores, mas também para fazer networking em um local agradável, longe dos ambientes fechados nos quais fomos obrigados a viver nesse ano que passou. É tudo isso que faz o charme e o diferencial do Luxe Pack Monaco.
Poderia nos falar um pouco sobre as empresas que já se inscreveram no evento?
Fabienne Germond - Temos mais de 450 expositores inscritos até agora, incluindo, é claro, os principais nomes da indústria de embalagens, além de 69 novas empresas com perfis variados, como designers, fabricantes de embalagens de madeira, especialistas em acabamento decorativo, impressão em 3D, embalagens de couro, embalagens primárias e soluções com tecnologia RFID.
O grande diferencial do salão Luxe Pack Monaco é apresentar os líderes internacionais do setor de embalagens de luxo ao lado de pequenas empresas que oferecem expertises bem específicas. Esse marcado interesse por parte dos expositores é extremamente positivo e mostra que a oferta e a demanda precisam de um ponto de encontro para dialogarem.
Que medidas de segurança serão adotadas?
Fabienne Germond - O salão Luxe Pack Monaco compromete-se a aplicar rigorosamente as recomendações das autoridades da França e de Mônaco e vem trabalhando em estreita colaboração com o Grimaldi Forum para garantir a segurança dos participantes.
Já foram tomadas medidas concretas para que possamos oferecer uma experiência totalmente segura aos visitantes. Entre outras regras, vamos verificar a temperatura das pessoas na entrada do salão, o uso de máscara será obrigatório, colocaremos álcool em gel à disposição em vários pontos do evento e serão impostas certas condições para a participação (passe sanitário, teste negativo, etc.). Caso necessário, essas medidas poderão ser reforçadas, em função de eventuais decisões governamentais.
Que lições podemos tirar da edição híbrida realizada em novembro do ano passado, com a plataforma digital My Luxe Pack?
Fabienne Germond - Como afirmei anteriormente, nada pode substituir os eventos presenciais, mas constatamos que os recursos digitais podem desempenhar um papel muito interessante para nossa comunidade, na medida em que eliminam fronteiras temporais e geográficas, proporcionando um ponto de encontro entre a oferta e a demanda, em qualquer época do ano, com participantes de todas as regiões do mundo.
A plataforma My Luxe Pack funciona como um complemento on-line dos salões presenciais. Ela oferece aos participantes a possibilidade de preparar a visita, dispor da lista exaustiva de expositores e seus lançamentos inovadores, bem como selecionar com antecedência as conferências que desejam assistir. Quanto às pessoas impossibilitadas de viajar para Mônaco, a plataforma é uma maneira de manter contato com o salão, graças aos conteúdos apresentados (webinários, conferências) e aos canais de comunicação com os fornecedores, disponíveis a qualquer hora.
Aberta durante todo o ano ao ritmo dos cinco salões que organizamos, a plataforma oferecerá à comunidade Luxe Pack um espaço no qual será possível acompanhar de perto as últimas tendências. Assim, teremos enfim um espaço que refletirá a riqueza da marca Luxe Pack, presente em três continentes.
Como está o programa deste ano?
Fabienne Germond - O programa é denso e traz alguns debates na área de marketing, com reflexões sobre a noção de luxo em termos de posicionamento e de evolução. Além disso, apresentaremos conferências e oficinas técnicas com temas que exploram os desafios e a aceleração das tendências como reflexo do que está acontecendo hoje na indústria.
Serão destaque no salão Luxe Pack Monaco de 2021 três problemáticas importantes que as marcas do setor têm enfrentado:
– Ecologia, ou melhor, green. Como fazemos há 12 anos, mais uma vez vamos apresentar o Luxe Pack in Green, que se tornou uma referência em matéria de evento ecológico, oferecendo uma vitrine para as melhores soluções e iniciativas sustentáveis idealizadas pelos expositores. O espaço de exposição, as conferências especializadas e a entrega de prêmios são algumas das ferramentas mobilizadas para propor um autêntico panorama das tendências ecológicas internacionais. A cada dia, serão apresentadas conferências dedicadas que reunirão empresas internacionais com um forte compromisso com a sustentabilidade, como BSR, Bain & Company, Positive Luxury, Moët Hennessy, Chanel, entre outras.
– China. A pandemia acelerou as transformações do mercado chinês de luxo e, nesse novo ecossistema em plena expansão, quem dita as tendências é a Gen Z. Em 2025, 50% das compras de artigos do setor de luxo no mundo serão efetuadas por consumidores chineses, que formam um mercado tão essencial quanto atípico para as marcas internacionais. No salão Luxe Pack Monaco, ofereceremos uma experiência sensorial e personalizada que colocará nas mãos dos participantes as chaves para ganhar o mercado chinês. Em parceria com a Centdegrés, agência de inteligência de marcas, organizaremos consultas individuais gratuitas, mesas-redondas com especialistas e exposição de produtos específicos.
– Novos materiais. Temos observado um crescimento acelerado da demanda na área de materiais com design ecológico, por parte de marcas que buscam muito mais que uma simples versão reciclada dos materiais tradicionalmente usados, como vidro, papel ou papelão. Nesta edição do Luxe Pack Monaco, os visitantes poderão conhecer materiais inovadores, desenvolvidos graças a pesquisas públicas realizadas na França nos setores de embalagens e luxo.
LUXE PACK MONACO |